Como desentupir o chuveiro com dicas fáceis e baratas

Lembra quando você comprou seu chuveiro e tinha uma ducha gostosa, sem respingos sem pressão e frios jogados para tudo que é lado? Pois bem, seu chuveiro pode estar sujo e entupido, e é possível que ele volte a ser o mesmo com as dicas fáceis para desentupir o chuveiro que traremos para você!

dicas para limpar e desentupir o chuveiro

O entupimento normalmente ocorre por acumulo de resíduo sólido, como calcário, que passa pelo cano e para no distribuidor, obstruindo assim a saída de água.

Outro caso para o seu chuveiro estar com pouca água é o uso do regulador de água que é existente em algumas marcas e modelos de chuveiros. Se você utiliza, pode ser que seja bom retirar e testar para ver como ficará a pressão da água.

Como limpar o chuveiro e desentupir

É bem provável que com uma simples limpeza você resolva a causa do entupimento da sua ducha. A limpeza pode ser feita de maneira mais completa ou em outros casos, se você não conseguir retirar a parte distribuidora de água de baixo do chuveiro, pode limpar com ele fixo no local mesmo. Vamos ver?

Dica 1: Limpeza retirando o distribuidor de água

Essa é a maneira ideal de limpar o seu chuveiro. O distribuidor de água pode estar sujo e com resíduos acumulados nos buraquinhos, causando assim o desvio de vários jatos de água frios e sem pressão. Você vai precisar de:

  • Vinagre
  • Água
  • Escova de dentes (ou escovinha de roupas)
  • Vasilha onde caiba a o distribuidor de água
  • Palito de dentes, clips, ou uma agulha sem ponta

Passo a passo:

  • Desligue o disjuntor ou chave de energia do seu chuveiro
  • Abra o distribuidor (ele é uma parte removível do chuveiro, e você retira normalmente girando a parte de baixo)
  • Coloque água suficiente na vasilha para cobrir o a parte removível do seu chuveiro e acrescente meio copo de vinagre.
  • Deixe o distribuidor de molho por 20 minutos se for de metal, ou por aproximadamente 1hora se for plástico.
  • Depois utilize a escovinha para retirar a sujeira e o palito, clips aberto ou agulha nos buraquinhos para tirar o que estiver preso.

Dica 2: Dica simples para limpar o chuveiro sem retirar da parede

Se você não conseguir retirar a parte de baixo do seu chuveiro para fazer a limpeza como a dica 1, você pode usar essa dica que é super fácil. Você vai precisar de:

  • Elásticos
  • Saco plástico firme
  • Vinagre

Modo de fazer: 

Basta você colocar vinagre no saco plástico, o suficiente para cobrir a parte inferior do seu chuveiro. Depois encaixe o saco no chuveiro e amarre com os elásticos. Deixe no chuveiro por no mínimo 1 hora ou até mesmo durante a noite. No outro dia seu chuveiro estará desentupido. Se julgar necessário pode usar uma escovinha para limpar algo que ficou pelo lado de fora.

Obs: Não esqueça de desligar o disjuntor de energia para fazer essa limpeza

Veja o vídeo abaixo com o passo a passo da dica 2

Dica 3: Limpeza do chuveiro com escova de dente

A última dica é bem simples:

Basta você desligar o disjuntor ou chave geral, ligar a ducha e escovar a parte de baixo do chuveiro até que perceba que os furinhos estão livres e limpos. Essa dica é bem menos potente do que as duas anteriores, mas resolve vários casos de entupimento.

Se você gostou das nossas dicas para limpar e desentupir o chuveiro, aproveite e veja também Como desentupir vaso sanitário e Como desentupir a pia de casa

Leave a Reply