Como desentupir lapiseira e apontador de lápis com manivela

Sabe quando você está usando a lapiseira e de repente o grafite para de sair, fica travado? Então, a sua lapiseira pode estar entupida. A causa desse entupimento normalmente é um grafite encravado na pinça. Isso pode ser causado qualquer coisa, mas é bem simples de ser resolvido. Vamos ver?

Como desentupir uma lapiseira com grafite encravado?

Primeiramente é sempre importante verificar bem a numeração da lapiseira e do grafite, pois se você colocar um grafite maior do que ela suporta com certeza haverá entupimento.

Caso esse não seja o problema, algumas vezes o grafite correto também pode trancar, mas nem sempre é necessário abrir toda a lapiseira para resolver essa causa.

Você precisa primeiramente retirar a ponta da lapiseira para que possa acessar a pinça que segura o grafite. Aperte a parte de trás que envia os grafites para baixo e a pinça irá se projetar para frente e se abrir. Assim você poderá inserir uma agulha desentupidora, ou até mesmo uma agulha simples, alfinete ou algum pedaço de grafite inteiro para desentupir. Mas tome cuidado para que você não se fure, ou acabe piorando o problema.

Tenha calma na hora de fazer essa limpeza. Para esse passo a passo para desentupir lapiseira, feito pela Pentel, uma marca de alta qualidade.

Dicas para cuidar da sua lapiseira:

A lapiseira é diferente de caneta, ela é bem mais sensível e pode quebrar o grafite por qualquer queda ou batida mais brusca. Por isso tome alguns cuidados com a sua:

  • Escolha lapiseiras de qualidade, ela serão mais resistentes e lhe causarão menos problemas
  • Evite derrubar a lapiseira ou a própria caixinha de grafite. Os grafites são frágeis e quebram com facilidade.
  • Nunca utilize um grafite de numeração maior do que a carga

Como desentupir apontador de lápis com manivela?

Os apontadores com manivela normalmente não vem com um manual de como devem ser desmontados e desentupidos quando uma ponta fica presa nele.

Muitas vezes girando a manivela e sacudindo um pouco o grafite destranca e o apontador pode ser usado normalmente, mas algumas vezes é necessário desmontar. Veja o vídeo abaixo de como funciona o sistema do apontador e como desmontar para resolver seu problema.

Veja também dicas para desentupir cartucho de tinta de impressora.

Leave a Reply